Hinos do Mengão


Barra

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Craque e Curiosidade da Semana

Nosso Craque da Semana é o


Hércules Brito Ruas ou simplesmente, Brito.

Brito na seleção brasileira

Hércules Brito Ruas Rio de Janeiro9 de agosto de 1939 - ) é um zagueiro que marcou época no futebol brasileiro atuando por times como VascoBotafogo, além do Mais Querido do Brasil Flamengo e ainda pela Seleção Brasileira de Futebol.

Zagueiro do estilo tradicional, Brito, como ficou conhecido o jogador, iniciou sua carreira no rival rubro-negro Vasco da Gama, onde chegou com apenas dezesseis anos de idade em 1955. Apaixonado pelo clube cruzmaltino, o zagueiro viveu em São Januário a melhor fase da sua carreira, sendo inclusive, convocado para a primeira copa do mundo da sua carreira em 1966. Depois em 1970, quando já não mais defendia o Vasco, foi campeão mundial, escrevendo definitivamente seu nome na história.

Apesar de ser figurinha tradicional no scratch canarinho, Brito não era exatamente o mais técnico dos jogadores, apesar disso, conseguia conciliar muito bem as suas carências com muita garra, e sobretudo com excelente vigor físico, o que inclusive lhe rendeu o mérito de atleta com melhor preparo físico da seleção em 70 e ainda um prêmio Bola de Prata concedido pela revista esportiva Placar.

Sua passagem pelo Fla se deu em 1969 quando saiu do Vasco e virou a casaca, entretanto, foram apenas onze partidas vestindo o manto sagrado, com nenhum gol marcado. Sua passagem se estendeu até o ínicio de 1970, ano em que levantaria o caneco de tri campeão mundial com a seleção de Zagallo, capitaneada por Carlos Alberto Torres, ambos com ligações rubro-negras.

Apesar da sua regularidade, o Fla não teve problemas para readaptar a dupla de zaga após a sua saída, é que o time já contava com os experientes ídolos Murilo e Onça, além, é claro de nomes como Washington e Tinteiro que apareciam bem.
Encerrou a carreira em 1979 depois de passar por BotafogoCorinthians e até pelo Le Castor FC do Canadá. Seu último clube foi o River PI, quando Brito já tinha 40 anos de idade.

Dados

Nome Completo: Hércules Brito Ruas
Dia do Nascimento: 9 de Agosto de 1939
Nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Primeiro Jogo: 12 de Outubro de 1969 (Flamengo 1 x 1 Coritiba)


Curiosidade da Semana

Você sabia ?



Flamengo e Real Madrid já se enfrentaram em 3 oportunidades, a primeira vez em 1978 com vitória madridista, desde então foram mais dois jogos com 2 vitórias do Flamengo, a última em 1997 por 3 a 0.


Fonte: Flapédia

IMPORTANTE

Vou começar uma série de posts sobre histórias malucas que contam o amor e a dedicação dos Manguaceiros pelo Mengão, para fazer essa série preciso da ajuda de vocês, enviem por e-mail suas histórias, de preferência com uma foto vestindo o Manto Sagrado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário