Hinos do Mengão


Barra

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Craque e Curiosidade da Semana

Nosso Craque da Semana é Domingos da Guia


Foto: Jornal dos Sports

Antônio Domingos da Guia (Rio de Janeiro19 de Novembro de 1912), foi um dos maiores e mais reverenciados zagueiro da história do futebol brasileiro. Domingos da Guia, o "Divino Mestre", foi um zagueiro como pouquíssimos na história do esporte. 
Fazia o que queria com a bola, era um defensor inovador. Jogava sempre com a cabeça erguida e antevia os lances, fazendo com que a missão de driblá-lo fosse quase que impossível. 
Sempre saia jogando com classe e categoria, e não cometia muitas faltas.
Revelado pelo Bangu, Domingos logo chamou a atenção do futebol internacional. Em 1932, foi para o Nacional do Uruguai, onde foi campeão nacional. De lá voltou para o Brasil atuando pelo Vasco, onde foi campeão carioca em 1934. E em 35 foi para o Boca Juniors da Argentina onde também conquistou um título. 
Só então chegou ao Flamengo aos 25 anos, trazendo o apelido de "El Divino" na bagagem, cortesia dos jornais argentinos.
Foi com a camisa rubro-negra que Domingos se consagrou definitivamente. Em sete anos no clube foram 223 partidas, das quais perdeu apenas 39, e foi fundamental para três importantes conquistas do Fla: os campeonatos cariocas de 3942 e 43.
 Em 38 disputou a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, ajudando o Brasil a conquistar o terceiro lugar, sendo eleito o melhor zagueiro da competição.
Depois de chegar ao auge no Flamengo se transferiu para o Corinthians em 1943, já com 32 anos de idade. Ficou por lá até 1948 quando retornou para o Bangu, clube que o projetou, para encerrar a carreira.

Dados:

Nome Completo: Antônio Domingos da Guia
Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1912
Faleceu em: 16 de Maio de 2000
Cidade: Rio de Janeiro
Posição: Zagueiro
Número de Gols: 0
Número de Jogos: 230, entre 1936 e 1943
1° Jogo: 16 de Agosto de 1936 (Flamengo 2x2 Fluminense)

Conheça um pouco mais sobre o Divino Mestre








Curiosidade da Semana


Você sabia ?


Time de 1927
No ano de 1927 o Flamengo conquistou a Taça Salutaris após uma votação no Rio de Janeiro para se escolher o time mais popular do país. O Flamengo levou a melhor sobre o Vasco e a partir de então ficou conhecido como O Mais querido do Brasil.


Taça Salutaris




A Taça Salutaris foi o concurso criado pelo Jornal do Brasil, para escolher o time de maior torcida do Brasil, que naquela época seria o de maior torcida do Rio de Janeiro. O jornal trazia em cada edição um cupom, que seria preenchido com o nome do clube e depositado em urnas espalhadas pelo Rio de Janeiro.

O clube vencedor receberia um lindo troféu, que havia sido encomendado pela Salutaris, uma famosa marca de água mineral, que existe até hoje. Como os portugueses detinham grande parte dos comércios da cidade e com isso tinham uma condição financeira ótima, começaram a comprar grande quantidade de jornais e colocar os cupons nas urnas, que estavam espalhadas exatamente nos comércios.

Os torcedores do Flamengo ficaram atônitos, pois sabiam que eram a maioria, porém não tinham dinheiro suficiente para fazer frente aos vascaínos. A saída foi utilizar a inteligência e a irreverência, que sempre marcaram a história do Flamengo, desde os tempos da República da Paz e do Amor. 
No dia da apuração, torcedores do Flamengo vestiram camisetas do Vasco, alugaram caminhões e percorreram os comércios que eram redutos vascaínos, recolhendo as urnas. Os votos entupiram vários sanitários da cidade e aqueles que não puderam ser colocados ali, foram jogados no fosso do elevador do próprio jornal.

Quando começou a apuração dos votos, os vascaínos não acreditavam no que ocorria, pois os votos do Vasco não apareciam e os do Flamengo disparavam. Ao final, o Flamengo foi declarado vencedor e levou o Troféu que até hoje pode ser visto em sua sala de troféus. Dias após, foram achados os votos no fosso dos elevadores, mas aí já era tarde demais, mesmo com toda a choradeira dos portugueses.


Fonte: Flapédia

Um grande abraço e SRN !!

Victor

2 comentários: