Hinos do Mengão


Barra

domingo, 18 de setembro de 2011

Flamengo x Botafogo

Hoje é dia de clássico !! Flamengo x Botafogo


Jogo para manter o tabu, o Foguinho não ganha do Mengão em Campeonatos Brasileiros desde 2000.
Desse período pra cá a freguesia só aumentou ... quem não se lembra do Penta-Tri ?
Vamos lotar a nossa concentração e torcer juntos pela reabilitação do Mengão !! Nada melhor do que uma vitória num clássico pra ganhar moral e começar uma arrancada.

Relembre alguns jogos que fazem parte desse confronto ...




Flamengo 6x0 Botafogo - Campeonato Carioca de 1981


A vingança da goleada de 6x0 imposta pelo Botafogo sobre o Flamengo viria nove anos depois. Com uma ironia a mais: do lado de lá, estava Jairzinho, um dos responsáveis pela humilhação de 1972, no dia do aniversário do Flamengo.


O JOGO

Nem bem o Flamengo fez 1x0, logo aos 6 minutos, e os rubro-negros explodiram em coro: "Queremos seis, queremos seis, queremos seis!" A resposta veio na mesma hora: "6x0, 6x0, 6x0", eram os botafoguenses relembrando a goleada de 1972. Naquele instante, os jogadores também sentiram no ar: "Esta não será uma partida comum." 
O ponta Tita chegou a se assustar. Ele, aos 13 anos, era o único jogador do Flamengo que estava presente no Maracanã naquele trágico 15 de novembro: "Eu tinha perdido a preliminar do dente-de-leite para o Botafogo por 1x0. Fiquei para assistir os profissionais e, a cada gol que levávamos, pensava: será que um dia eu desconto isso?"
Só dá Flamengo - dois, três, quatro gols. AdílioJúnior fazem o que bem entendem. O goleiro Paulo Sérgio grita. Mas todos de camisa preta e branca parecem sonâmbulos.
Em campo, Adílio sofre pênalti. Zico vai bater - e olha para a imensa mancha preta e vermelha que cobre a arquibancada. Ele escapou por pouco daqueles 6x0 de 1972 - estava concentrado, mas acabou cortado pelo então técnico Zagallo: "Vai pra casa, Zico, que hoje não precisamos de você." Durante o jogo, o grito de Júnior parece sem sentido: "Corram, corram!".
Todos estavam correndo, mas Júnior queria mais. Afinal, ele estava completando exatas 500 partidas com a camisa do Flamengo
Faltam cinco minutos. Muitos riem com os 5x0. Mas o grosso da galera exige mais um gol. A bola rebatida sobra para Andrade, que dispara um foguete. É o sexto.
Jairzinho, que entrou no Botafogo no segundo tempo esperando virar os 4x0, levanta os braços em desespero: "Não pode ser, é muita crueldade", lamenta-se o único sobrevivente daqueles 6x0 para o Botafogo, que ele ajudou a construir marcando três - um deles de letra.
A torcida do Flamengo agora podia respirar aliviada. O troco fora dado.






Ficha Técnica



08/11/1981 - Maracanã - Rio
Flamengo 6 x 0 Botafogo
Juiz: Édson Alcântara do Amorim (MG)
Renda: Cr$ 15.031.600
Público: 69.051
Gols: Nunes 7, Zico 27, Lico 33 e Adílio 40 do 1o. Zico (pênalti) 30 e Andrade 42 do 2o;
Cartões Amarelos: Júnior e Perivaldo
FlamengoRaulLeandroFigueiredoMozer e JúniorAndradeAdílio e Zico;TitaNunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani
Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Jorge Luiz; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Édson (Jairzinho), Mirandinha e Ziza.Técnico: Paulinho de Almeida.


Flamengo 3x0 Botafogo - Final do Campeonato Brasileiro de 1992
  
Na primeira fase, o Flamengo passou seis partidas sem vencer, sofrendo quatro derrotas em 35 dias. "Massacre no Maracanã" foi a manchete de esportes de O Globo, de 30 de março, resumindo como ocorreu a goleada de 4x2 aplicada pelo Vasco, na véspera.

Mas depois dos ajustes do técnico Carlinhos, mesclando jogadores como GottardoGaúchoZinho e o goleiro Gilmar, ao talento de Júnior, que aos 38 anos ainda encantava com o seu futebol, o time iniciou uma reação pouco vista antes na história do Campeonato Brasileiro.
Aos mais experientes, somava-se a juventude de NélioPaulo NunesDjalminha e Marcelinho Carioca.
Embalado, o Flamengo venceu o Botafogo na primeira partida decisão por 3x0, praticamente já garantindo o pentacampeonato.


O JOGO

O Flamengo só precisou de um tempo na primeira partida da decisão para garantir o título.
Comandado por Júnior, o time não deu chances ao adversário. Depois de um corta-luz de Gaúcho, o "Vovô Garoto" chutou de fora da área pra fazer 1x0. O segundo não demorou muito para sair. Lançado por Fabinho, Nélio toca entre as pernas de Ricardo Cruz. O terceiro viria com Gaúcho, de cabeça, após um cruzamento perfeito de Piá.
Depois foi só tocar a bola no segundo tempo e garantir o resultado.





Ficha Técnica



12/07/1992 - Maracanã - Rio
Flamengo 3x0 Botafogo
Gols: Júnior 15, Nélio 34, Gaúcho 38 do 1o tempo; Público: 102.547; Renda: Cr$ 1.936.000,00; Juiz: José Roberto Wright.
FlamengoGilmarFabinhoJúnior BaianoWilson Gottardo e PiáUidemarJúniorZinho e Nélio (Paulo Nunes); Gaúcho e Júlio César. Técnico: Carlinhos
Botafogo: Ricardo Cruz, Odemílson, Renê, Márcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo, Carlos Alberto Dias e Renato Gaúcho; Valdeir e Pichetti. Técnico: Gil

PENTA-TRI

Em uma partida emocionante, o Flamengo venceu o Botafogo, nos pênaltis, e conquistou o seu quinto tricampeonato carioca da história. Depois de um empate em 2 a 2 no tempo normal, Bruno foi o herói do título, defendendo duas cobranças de pênalti e garantindo a vitória para o Clube da Gávea. O rubro-negro assumiu a hegemonia do Campeonato Carioca, com 31 títulos conquistados.

O JOGO

O Flamengo entrou em campo com Erick Flores ao lado de Emerson no ataque. O rubro-negro começou a partida com mais posse de bola, mas quem teve as primeiras oportunidades foi o Botafogo, com Léo Silva e Leandro Guerreiro. A equipe da Gávea encontrava dificuldades para furar o bloqueio da defesa alvinegra.
Aos 19 minutos, Ibson cobrou falta da direita, a zaga do Botafogo rebateu a bola para o meio da área e Kleberson cabeceou por cima de Renan. Antes de a bola entrar, Ronaldo Angelim empurrou para o fundo da rede: 1 a 0 Flamengo e festa nas arquibancadas do Maracanã, que foram tomadas pela torcida rubro-negra. O juiz Péricles Bassols deu gol para Kleberson.
O Botafogo voltou a levar perigo ao gol do Fla aos 31 minutos. Túlio Souza cobrou falta de muito longe e quase surpreendeu Bruno. Quatro minutos depois, Juan bateu falta da esquerda e Renan fez bela defesa, salvando a equipe de Ney Franco.
Aos 38 minutos o Flamengo ampliou. Em jogada ensaiada, Ibson rolou para Kleberson, que chutou uma bomba de fora da área, sem chances para Renan: 2 a 0 Flamengo. O camisa 15 foi o grande destaque do Fla na primeira etapa.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo o Botafogo teve a chance de diminuir. O árbitro Péricles Bassols marcou mão de Juan na grande área. Victor Simões bateu o pênalti e Bruno fez grande defesa. Aos 11 minutos, Cuca sacou Erick Flores e escalou Obina.
O Botafogo jogava melhor e Juninho marcou o primeiro para o alvinegro aos 16 minutos. O zagueiro cobrou falta com perfeição, no ângulo direito de Bruno: 2 a 1 Flamengo. Três minutos depois o Botafogo chegou ao empate. Alessandro tocou para Túlio Souza, que invadiu a grande área e marcou na saída de Bruno: 2 a 2 no Maracanã.
Após o empate, o Flamengo voltou a ter mais posse de bola e as chances começaram a aparecer. Ibson, dentro da grande área, chutou forte e Renan fez boa defesa. Aos 35 minutos, Josiel entrou na vaga de Emerson. Aos 46 minutos, Juan cobrou falta da direita e Renan quase empurrou para o gol. Dois minutos depois, Fábio Luciano colocou a mão na bola e foi expulso. Fim de partida. A decisão iria para os pênaltis.
Kleberson bateu o primeiro para o Flamengo e marcou. Léo Silva cobrou com categoria para o Botafogo e empatou. Juan deslocou Renan e deixou o rubro-negro na frente. Juninho bateu com força e Bruno defendeu a primeira. Airton cobrou para o Fla e marcou mais um: 3 a 1. Gabriel bateu para o Botafogo e diminuiu: 3 a 2. Léo Moura cobrou no alto e deixou o Fla perto do título: 4 a 2 Flamengo. Leandro Guerreiro bateu para o Botafogo e Bruno defendeu, garantindo o título para o Clube da Gávea.



Pra quem não viu ainda, olha aí o Penta Tri ...





















Até daqui a pouco um grande abraço e SRN !!


Fonte : Flapédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário